Tratamento multidisciplinar para apoiar o paciente em suas necessidades

Imunoterapia

A imunoterapia é uma modalidade de tratamento oncológica estudada há anos. Mas apenas nos últimos 10 anos recebeu um papel de grande destaque e sucesso, ao transformar doenças inicialmente intratáveis em potencialmente curáveis como, por exemplo, o melanoma avançado. Também exerce um papel muito importante no tratamento de alguns casos de câncer de pulmão, rim, bexiga, dentre outros órgãos.

A imunoterapia consiste na aplicação endovenosa de medicamentos que estimulam o próprio sistema de defesa no combate às células cancerígenas. Com isso, torna-se um tratamento com menos efeitos colaterais secundários à morte das células saudáveis. Mas pode causar outros efeitos colaterais, denominados eventos imuno-mediados. Os eventos imuno-mediados ocorrem quando há um estímulo excessivo ao funcionamento do sistema de defesa e este pode combater células saudáveis do próprio organismo, simulando doenças autoimunes.

É muito importante uma orientação do oncologista acerca destes sintomas, para que possam ser reconhecidos de forma precoce e abordados imediatamente. Na grande maioria dos casos, os eventos imuno-mediados têm evolução favorável, quando reconhecidos e tratados de forma precoce.