Tratamento multidisciplinar para apoiar o paciente em suas necessidades

Crioterapia Capilar

A touca especial, conectada a uma unidade de refrigeração, resfria o couro cabeludo a uma temperatura entre 18°C e 22°C negativos, o que leva a uma menor absorção dos medicamentos nessa região. O procedimento deixa o local uniformemente resfriado, diminuindo o fluxo sanguíneo nos folículos capilares, evitando ou reduzindo a perda dos fios.

Pacientes tratados relataram a diminuição da queda de cabelo a ponto de dispensar o uso de lenço ou peruca.

A eficácia na redução da queda de cabelos foi comprovada por dezenas de estudos e pesquisas independentes realizadas no mundo ao longo de mais de 20 anos.

Entretanto, é fundamental discutir com seu médico a indicação e eficácia do seu uso, que varia conforme o tipo de tratamento quimioterápico utilizado, as doses e os esquemas de aplicações.
A touca é colocada cerca de 30 minutos antes e retirada até uma hora e meia após o término da infusão dos quimioterápicos, dependendo do protocolo adotado.
Utilize shampoos e condicionadores com pH balanceado, de preferência transparentes ou translúcidos, livres de parabenos. Na hora de aplicar o shampoo e o condicionador, mexa suavemente no cabelo.

Evite shampoos e condicionadores que dão volume ou hidratam, pois podem aderir ao cabelo e impedir o oxigênio de chegar aos folículos. Não lave o cabelo com água muito quente e, se possível, não mais que duas vezes por semana. É recomendável que você lave o cabelo 24 horas antes das sessões de quimioterapia com resfriamento do couro cabeludo, esperando pelo menos 72 horas para lavar o cabelo após a sessão.

Deixe que o cabelo seque naturalmente ou passe a toalha acariciando-o com cuidado. Se optar por um secador, utilize-o apenas na temperatura fria.
Não é recomendável pintar o cabelo durante o período de uso da Touca de Crioterapia Capilar, devido à química existente na maioria dos produtos. Caso decida pintá-lo, é aconselhável que o faça antes da primeira sessão de tratamento quimioterápico. Recomenda-se pintar os cabelos apenas três meses após o término da quimioterapia. Tinturas podem ser utilizadas após a conclusão do tratamento de quimioterapia, se o cabelo estiver em boas condições. Evite produtos à base de amônia e peróxido.
Não é aconselhável ir ao cabeleireiro durante o período de tratamento. Caso sinta necessidade, o profissional deve estar ciente do seu quadro para não agir de maneira que prejudique o seu cabelo, provocando a queda.

Caso opte por não seguir as recomendações sobre o uso de produtos químicos e secadores com ar quente, esteja ciente de que essa atitude pode afetar o sucesso do tratamento de crioterapia, podendo levar ao aumento da queda de cabelo.
Você deve pentear o cabelo com cuidado e delicadeza, utilizando pente de dentes largos ou escova desembaraçante.

Mantenha os cabelos soltos. Se você tem o hábito de prender o cabelo, utilize laços de fita ou prendedores macios. Nada de elásticos ou prendedores com pressão, que podem danificá-lo.

Fazer trança ou permanente também não é indicado. Ambos podem danificar o cabelo.

Não é indicado o uso de secadores, pranchas, bobes aquecidos e outros aparelhos que submetam o cabelo ao calor excessivo.

Para dormir, utilize travesseiro com fronha de seda ou cetim e rede na cabeça do mesmo tecido, para evitar acordar com o cabelo embaraçado.

Não utilize produtos de cabelo que contenham componentes químicos, como para permanentes, tinturas, géis e sprays. Dê preferência aos que sejam à base de plantas ou vegetais naturais, com pH equilibrado, porque ajudam a nutrir os fios.