Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, conferindo o caráter maligno destas neoplasias.
A diferenciação entre os tumores malignos e os tumores benignos consiste na capacidade dos primeiros se disseminarem pelos órgãos e tecidos, gerando as chamadass metástases. As neoplasias malignas geralmente se caracterizam por seu comportamento agressivo, desordenado e incontrolável na ausência de um tratamento oncológico eficaz. A maioria dos tumores benignos são doenças localizadas, com baixo potencial de risco, salvo quando ocorrem em localizações vitais como regiões específicas do cérebro.
Existem diversos tipos celulares e moleculares de câncer. A evolução da ciência já nos permite hoje avaliação do DNA tumoral para que possamos identificar e classificar melhor cada tipo de câncer, gerando a chance de direcionar e personalizar os tratamentos oncológicos.
Fonte: www.inca.gov.br
Formas e dicas de Prevenção
- Amamente;
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, procure usar sempre proteção adequada, como chapéu e protetor solar;
- Tenha cautela ao ingerir bebidas alcoólicas;
- Mantenha o peso corporal adequado;
- Mulheres entre 25 e 64 anos precisam fazer exame preventivo ginecológico anualmente (consultar seu médico para a necessidade de anteceder ou estender a idade de avaliação);
- Não fume!
- Faça atividades físicas diariamente;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Vacine-se contra o HPV e contra a Hepatite B (consulte o oncologista para saber mais sobre os benefícios das vacinas).
Tratamento
O tratamento do câncer deve ser personalizado e global. A evolução da ciência proporcionou enormes avanços no direcionamento de tratamentos mais eficientes e menos tóxicos já disponíveis para diversos tipos de câncer. Aliado ao avanço da ciência é fundamental a abordagem multidisciplinar e humanizada ao longo de todo o tratamento oncológico.
Os quatro pilares clássicos do tratamento oncológico – Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e Hormonioterapia – foram acrescidos de modalidades de tratamento sistêmico inovadoras recentemente: a Imunoterapia e a Terapia Alvo Molecular. A Dom, cumprindo seu propósito de atuar sempre pautada na atualização científica, já conta com a inserção destes dois novos pilares inovadores e que vêm mudando a história e o resultado do tratamento oncológico.
A atenção multidisciplinar ao paciente oncológico sempre foi extremamente valorizada na DOM. Contamos com atuação de profissionais altamente qualificados nas seguintes áreas: odontologia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e navegação de pacientes com o objetivo de ajudar com laudos médicos e documentações junto às instituições conveniadas. Tudo para garantir apoio ao paciente em todos os aspectos do seu tratamento.