O 1° Simpósio de Tumores Gastrointestinais promovido pelo Instituto DOM, neste sábado (06/04/24), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, reuniu especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais ilustres da oncologia e da medicina para compartilhar conhecimento, experiências e levantar debates pertinentes e necessários sobre a área.
A Dra. Aline Lauda, oncologista, diretora da DOM e presidente do GBCP, abriu o evento juntamente com a Dra. Angélica Nogueira, oncologista, diretora da DOM Oncologia e presidente eleita da SBOC, Dra Fernanda Elias, Coloproctologista e Dr.ª Mônica Toledo, oncologista, coordenadora da equipe multidisciplinar da DOM e coordenadora do Grupo Oncotórax, abordando a idealização da DOM Oncologia, a história da clínica em Minas Gerais e da importância do Instituto DOM enquanto promotor de informação e saúde.
A primeira conferência evoluiu através de uma abrangente e cuidadosa retrospectiva dos avanços dos últimos 20 anos, apresentada pelo Dr. Paulo Hoff, seguida de apresentações e debates acerca do diagnóstico e tratamento dos tumores gastrointestinais, tratamentos adjuvante e neoadjuvante, medicina de precisão, cirurgia robótica, biópsia líquida, microbiota, terapia agnóstica, exames de imagem entre diversas outras pautas que surgiram a partir da análise de casos, pesquisas e métodos.
Confira como foi a programação do Simpósio:
- A evolução do diagnóstico e tratamento sistêmico dos tumores do TGI nos últimos 20 anos e análise crítica do real benefício, com o Prof. Dr. Paulo M. Hoff.
- Pâncreas, fígado e vias biliares, com o presidente da mesa, Dr. Humberto França e os moderadores Dr. Daniel Paulino e Dr. Igor Alcântara.
- Abordagem atual do HCC irressecável ou metastático, com o Dr. Alexandre Jacomé.
- Limites da ressecabilidade do colangiocarcinoma – Há papel para tratamento neoadjuvante?, com Dr. Alexandre Prado de Resende.
- Qual a melhor opção para tumores borderline de pâncreas: Quimioterapia neoadjuvante vs adjuvante?, com Dr.ª Juliana Florinda
- Medicina de Precisão nos TGI – Onde estamos e para onde vamos?, com a Dra Mariana Petaccia.
- Dr. Rodrigo Gomes abriu a conferência: Cirurgia robótica nos TGI – para todos? Com Dr. Heber Salvador.
- Câncer de colón , com o presidente da mesa, Dra Magda Profeta e os moderadores Dr. Antônio Lacerda Filho. Dr. Cícero Gonzaga e Dr. Geraldo Rosendo.
- Biópsia líquida na prática clínica: para quem, quando e como?, com o Dr. Virgílio Souza e Silva
- Quimioterapia neoadjuvante vs adjuvante para o câncer de cólon, com Dra Bruna Vailati.
- MSI e MSS: o que muda na condução do tratamento da doença localizada e metastática, com o Dr. Gustavo Fernandes
- Câncer de esôfago e estômago, com o presidente da mesa, Dr. Diego Paim e os moderadores Dra Flávia Gontijo, Dr. João Paulo, Dra Juliana Luísa.
- Estadiamento local e sistêmico dos tumores de esôfago e estômago: quais os melhores exames, com a Dra Fernanda Mazzucato.
- Câncer de estômago metastático: gastrectomia ou não: eis a questão, com o Dr. Fernando Augusto de Vasconcellos.
- Terapias alvo direcionadas na abordagem dos adenocarcinomas gastro-esofágicos: Her2, MSI, PDL1, Claudina18.2, FGFR e além, com o Dr. Gabriel Prolla.
- Microbiota e tumores do TGI: o que temos de evidência e qual impacto na prática clínica atual e futura, com o Dr. Dan L. Waitzberg.
- A história do tratamento do câncer de reto e impacto do Brasil nessa discussão, com a Dra Bruna Vailati.
- Câncer de reto, com o presidente da mesa, Dr. Teon Augusto e os moderadores: Dr.ª Camila Abdalla, Dr.Thiago Jardim e Dr.ª Roberta Lopes.
- Estadiamento de câncer de reto: quais os principais pontos e armadilhas, com a Dra Fernanda Mazzucato
- TNT: para quem e como, com o Dr. Jorge Sabagga.
- Terapia agnóstica nos tumores do TGI, com o Dr. Mauro Donadio.