A fisioterapia é um dos pilares do tratamento multidisciplinar do câncer. Sua importância vai desde a prevenção até a resolução de efeitos colaterais no sistema respiratório e motor decorrentes de tratamentos cirúrgicos, quimio e radioterápicos.
Se você está em tratamento para o câncer, siga as orientações do seu médico e frequente as sessões de fisioterapia, pois assim você terá a oportunidade de:
- Criar adaptações para sua rotina, visando sempre mais qualidade de vida;
- Encontrar sua criatividade para fazer as atividades propostas e não resumir a sua rotina à televisão, e celulares;
- Aprender exercícios que podem ser feitos fora do horário de atendimento.
Os benefícios para os pacientes oncológicos são inúmeros, em todas as etapas do tratamento. Com a fisioterapia oncológica é possível identificar lesões antes de cirurgias, evitando futuras complicações.
O câncer de mama é o principal tumor que precisa de cuidados, bem como em outros locais do corpo. São eles: cabeça e pescoço, útero, próstata, trato digestivo, tumores ortopédicos e pulmonares.
A reabilitação deve iniciar logo que o câncer seja diagnosticado, devendo ser planejada a cada etapa do tratamento. É responsabilidade do fisioterapeuta escolher e adequar as técnicas individualizadas e encaminhar o paciente para outros profissionais quando for necessário.
O que faz parte do tratamento?
Fazem parte do tratamento técnicas de drenagem linfática, terapia física complexa, exercícios físicos e de alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, técnicas para analgesia.